Podemos iniciar que, a pré-história no continente europeu inicia-se no período da idade dos metais na África, através das peregrinações e chegada dos primeiros nômades africanos na Europa. Sendo eles os primeiros habitantes a habitar na região, trazendo consigo instrumentos e conhecimentos aprendidos em África, como a caça, pesca e fogo. Fatores que foram necessários para o crescimento e desenvolvimento dos povos, que imigravam de maneira gradativa e significativa ao continente. Entretanto antes de aprofundar é necessário explicar a duvida de muitos que não quer calar, como pensamentos como "se os primeiros habitantes são africanos, então porque atualmente eles são brancos?". Levando em conta que os primeiros habitantes da Europa são de africanos e que eram aparências predominantemente africanas. Devemos levar em consideração que as mudanças como o branqueamento genético, se da por conta das condições climáticas e geológicas, que ocorreu de maneira gradativa através de gerações. Por exemplo, sabemos que o continente africano é mais quente e tem mais sol que o europeu, fazendo com que o corpo humano exija mais melanina, como favorecimento do enegrecer nas regiões mais quentes e o embranquecer nas regiões mais frias.
No entanto os primeiros habitantes vindos de África se desenvolveram e viveram através do conhecimento paleolítico durante a idade dos metais em África. Enfatizando também que as gerações posteriores dos primeiros africanos é denominada como afro-europeus, pelo fato da descendência e nascimento no continente da Europa, assimilando e alcançando através de gerações de forma gradativa, o conhecimento neolítico como a agricultura, pecuária e também a preservação cultural de seus antepassados.
A base cultural afro-europeia, conhecida por sua influência praticada entre os primeiros habitantes da Europa, mostrando que o continente africano foi uma referência, pelo fato de ser uma região mais antiga localidade, tanto no âmbito cultural, político e social, a África foi um exemplo aos novos conjunto de povos. Podendo afirmar que a cultura também foi transmitida através do comércio África-Europa, em intercambio constantes e intensos. Sendo um comércio que começou com pequenas ligações, e de forma gradativa passou pelo desenvolvimento de infraestruturas merecidas para as demandas e crescimento populacional. Naturalmente estreitando os laços e relações das entre os continentes.Enfim, é de bom grado enfatizar que através dessas fontes, muitos historiadores e pesquisadores estão se esforçando nestas informações e reconstruções de historiografia de desconstrução eurocêntrica, e acreditam e defendem o conteúdos através dos fatos e dão continuidade na história, como o depois da passagem de variados impérios no continente europeu, no final do período neolítico no continente, ocorre o surgimento da civilização grega, a primeira civilização europeia, que se da por uma constituição de um Estado, uma política, cultura e uma sociedade independente, que desde o inicio ao fim o antigo Egito foi uma referência em seu âmbito civilizatório.
Fonte bibliográfica: Síntese da Coletânea da História Geral da África: Pré-História ao século XVI da UNESCO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário