O quão bom é o processo educativo para aqueles que tem oportunidade de exercer... Com tantos problemas que temos em nossa nação atual, como a desigualdade estrutural, falta de oportunidade e vários outros problemas que põem a população honesta em vulnerabilidade. Resumindo uma de minhas informações, deixo aqui uma opinião de Paulo Freire, sobre a importância e definição quando menciona na pagina 63 em sua obra Pedagogia do Oprimido.
"A investigação temática se faz, assim, um esforço comum de consciência da realidade e de autoconsciência, que a inscreve como ponto de partida do processo educativo, ou a ação cultural de caráter libertador."
Entretanto, menciono aos leitores, o quão bom é pegarmos este pensamento como referência. Mesmo estando todos nós vivendo em um contexto social de inconsciência de lideres e população em massa, o ponto é isto, focar em esforçar-se para uma consciência comum da realidade, mesmo que seja individualmente, pois estas atitudes são soluções para grandes causas coletiva. Em suma, quando consideramos o processo educativo de um individuo, quando este atinge uma ação cultural de caráter libertador através de seu próprio esforço comum, ele pode esta sendo um exemplo para muitos que buscam obter também uma educação de consciência comum.
No entanto finalizo que quando obtemos educação, podemos ajudar na consciência comum da realidade de forma direta ou indireta. Tendo como objetivo o ato de fazer ações para a igualdade e gerar oportunidades aos que se encontram em necessidade. Enfatizando também aos leitores que o ato de educação é muito amplo, estando englobado em varias ações honesta, como, ler, escrever, trabalhar e ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário