quinta-feira, 6 de maio de 2021

Colonização e exploração no continente africano durante a Idade Antiga, parte 1.

         A cidade mais importante do mundo helenístico foi africana

    Durante a dinastia ptolemaica em 303 a 30 a.C. os reis lágidas governaram o Egito, foram conhecidos por serem os mais ricos durante o período e por partilharem suas riquezas com os gregos de classe dominante. Estes reis macedônicos jamais se preocuparam em eliminar as desigualdades básicas das sociedades em que governavam, somente preocupavam-se com o enriquecimento da nobre aristocracia. E durante o reinado dos ptolomeus, foi fundada na província do Egito a capital e mais importante cidade, conhecida como a capital intelectual do mundo helenístico, Alexandria. 



    A cidade de Alexandria foi o polo intelectual do mundo mediterrânico durante o período helenístico. Muitos sábios do mundo grego frequentaram o local, como os geógrafos Eratóstenes e Estrabão, os matemáticos Euclides, Arquemedes de Siracusa e Apolônio de Perga, o botânico Teofrasto, os Historiadores Heródoto, Diodoro da Sicília e o médico Erasístrato. 






Fonte bibliográfica: Síntese da coleção da história da África, volume I. UNESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caráter libertador

     O quão bom é o processo educativo para aqueles que tem oportunidade de exercer... Com tantos problemas que temos em nossa nação atual, ...